2/07/24 às 15h45 - Atualizado em 2/07/24 às 15h46

Administração do Plano Piloto lança a campanha“ Pet sem Sujeira”

A ação alerta os tutores a recolherem as fezes e outras sujeiras de seus animais durante os passeios em áreas públicas da capital

Cada vez mais cresce o número de animais domésticos na capital e o passeio com pets ao ar livre tem sido rotina, mas não recolher as fezes dos bichinhos é algo desagradável, que mostra desrespeito com os outros pedestres e com a vizinhança e uma forma de transmitir inúmeras doenças para outros cães, outras espécies de animais e até para os humanos.

A Administração do Plano Piloto orienta que o dono do cão deve recolher os dejetos do animal da grama e dos locais públicos, além de ressaltar que os pets não devem entrar em quadras esportivas e parquinhos infantis. “É recomendado que, ao sair passear com o pet, o dono leve consigo materiais que possam facilitar o transporte dos dejetos, como jornais, sacolas de papelão e plásticas. Também estão disponíveis no mercado pet diversos itens conhecidos como “cata-caca”, que são saquinhos plásticos que podem ser presos na própria corrente do animal”, alertou o administrador da região Bruno Olímpio.

Em gramados, calçadas, quadras de esportes e parquinhos infantis, os dejetos podem gerar mau odor e levar à formação de ovos de parasitas. Nos humanos, o contágio dessas doenças pode se dar não pelo contato direto com as fezes, mas por objetos e alimentos contaminados. Nos próprios cachorros, o contágio pode acontecer pela ingestão ou pelo contato direto com as fezes contaminadas, mesmo que o animal esteja bem cuidado e com as vacinas em dia.

Descarte– Para fazer o descarte, o ideal é que o tutor leve o saquinho de volta para sua residência e descarte no vaso sanitário. Caso não seja possível, descarte nas lixeiras de lixo orgânico espalhadas pela cidade, para que o dejeto seja destinado corretamente para o aterro sanitário. Deixar o saquinho embaixo de árvores e na rua também não é permitido, é necessário que o descarte seja feito corretamente, das maneiras citadas.

Dentre as doenças mais comuns estão:

Toxoplasmose ocular: Toxoplasmose ocular:   uma doença que prejudica a visão nos humanos, transmitida pelas fezes de animal contaminado.

Parvovirose canina: doença viral grave que causa vômito, diarreia e desidratação;

Bicho geográfico: atinge geralmente crianças que brincam descalças em parques e areias;

Giárdia canina: uma doença parasitária que se aloja no trato gastrointestinal do animal.