28/06/19 às 10h31 - Atualizado em 28/06/19 às 10h31

Setor Comercial Sul recebe Caravana FCO Itinerante

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região Centro-Oeste, em especial no Distrito Federal, a Administração do Plano Piloto promoveu nessa quinta-feira, 27/6, na Secretaria do Trabalho, a Caravana FCO Itinerante que apresentou aos empresários o Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) que executa programas de financiamento ao setor produtivo e rural.

Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, “o FCO é uma oportunidade oferecida aos empresários para possibilitar uma melhoria nas condições atuais dos seus negócios”, disse. Ilka agradeceu o empenho das administrações da Candangolândia, Varjão, Jardim Botânico, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Cruzeiro e Lago Sul na mobilização dos empresariados locais para participar do evento.

O Secretário do Trabalho, João Pedro Ferraz disse que a Caravana busca estimular o bom uso dos recursos para gerar mais empregos para a população do Distrito Federal. “Queremos unir esforços para ampliar a utilização do fundo”, disse, Adriane Lorentino, Secretária Adjunta de Planejamento da Secretaria de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão (SEFP).

“O DF contratou até maio de 2019 um volume de R$ 275,3 milhões, totalizando 853 operações contratadas, representando um incremento em relação às contratações do financiamento realizadas no mesmo período do ano passado em 112,8%”, destacou Raimundo da Costa Veloso Filho, Coordenador-Geral de Execução de Programas de Desenvolvimento Regional.

O subsecretário de Microcrédito e Empreendedorismo, Messias de Souza, acredita que o evento “é uma oportunidade de aproximar os empresários das entidades financeiras para estimular o acesso ao financiamento”. Messias destacou que o projeto é uma iniciativa SEFP e da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO), em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Banco de Brasília (BRB) e outras instituições financeiras.

Palestras

“A Caravana é essencial para levar conhecimento dos empresários e produtores rurais as linhas e condições de financiamento do FCO com o objetivo de aumentar a demanda por investimentos de longo prazo e incrementar o volume de recursos destinados às diversas atividades econômicas, com foco na geração de emprego e renda, contribuindo para a redução das desigualdades regionais”, explicou a coordenadora-geral de Gestão de Fundos e Promoção de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Luciana de Sousa Barros.

O Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Espedito Henrique de Souza Junior explicou aos empresários como funciona Comitê de Financiamento à Atividade Produtiva do Distrito Federal (COFAP), que, segundo Espedito, tem a função de aprovar os pedidos de empréstimos e encaminhar aos bancos para análise e liberação do crédito com taxas de juros mais baixas e maior prazo para pagamento.

Ricardo Robson Moreira Gomes, Secretário de Atendimento Personalizado do Sebrae-DF apresentou o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (FAMPE) com a função de complementar as garantias exigidas pelas instituições financeiras para a realização de financiamento.

Claudiney Sousa, gerente de negócios do BRB disse que os recursos do FCO podem ser usados para diversos investimentos como a construção e a reforma de imóveis, e para financiar projetos de implantação, de ampliação e de modernização de micro e pequenas empresas.

Também participaram da rodada de apresentações representantes do Banco do Brasil, SICOB e Emater.

“A Caravana FCO Itinerante é um esforço conjunto para alavancar a economia do DF com o apoio de todas as entidades envolvidas no projeto”, disse o administrador do Jardim Botânico, João Carlos Couto Lóssio Filho, que finalizou o evento.

Ramíla Moura, da Administração Regional do Plano Piloto

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – Administração do Plano Piloto