17/12/20 às 18h43 - Atualizado em 10/03/23 às 17h24

Permissão de Uso para Quiosques ou Trailers

O que é um quiosque?
Pequena construção edificada em área pública, destinada ao exercício da atividade econômica.

O que é um trailer?
Bem móvel acoplado a um veículo automotor, ou o próprio veículo adaptado destinado à comercialização de produtos e à prestação de serviços.

O que é um mobiliário urbano?
Objetos, elementos e pequenas construções integrantes da paisagem, complementares às funções urbanas, cujas dimensões e materiais são compatíveis com a possibilidade de remoção, implantados em espaços públicos, podendo ser fixo ou móvel;

Qual o tamanho permitido na Asa Norte, Asa Sul, Noroeste, Vila Planalto e Vila Telebrasília?
Quiosques – a área total deve ter no máximo 15 m² (quinze metros quadrados), altura máxima 3,80 m (três metros e 80 centímetros)
Trailer – área máxima é de 10m² (dez metros quadrados) incluindo a área de consumo.
O toldo deverá ser recolhível com altura máxima de 2,50m (dois metros e cinquenta centímetros).

Croqui padrão
Croqui Padrão para a região administrativa do Plano Piloto, os quiosques deverão seguir o padrão conforme o croqui elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEDUH (MOB/MDE 134/2020).

Plano de Ocupação
Até que seja concluído o Plano de Ocupação e os devidos procedimentos administrativos para a regularização da utilização de área pública por trailers e quiosques no Distrito Federal, fica vedada a instalação de novos, bem como a reforma, ampliação ou relocação.

Como é feita o Termo de Permissão para a utilização de área pública para quiosques e trailers?
A utilização de área pública por quiosques e trailers deve ser precedida de licitação pública, com prazo máximo de dez anos, instrumentalizada por meio de Termo de Permissão de Uso. É permitido o funcionamento da atividade econômica no quiosque ou trailer somente após emissão do respectivo Alvará de Localização e Funcionamento.

O que é um Termo de Permissão de Uso?
O Termo de Permissão de Uso é concedido pela Secretaria das Cidades/SEGOV, após realização de procedimento licitatório;

Para quem poderá ser transferido o Termo de Permissão de Uso?
Em caso de morte do permissionário, invalidez permanente ou doença que determine a incapacidade para gerir seus próprios atos, o Termo de Permissão de Uso e o Termo de Permissão de Uso Não-Qualificada poderão ser transferidos ao cônjuge sobrevivente ou ao companheiro que vivia com o de cujus ou com o inválido, ao tempo do falecimento ou da invalidez.

Como inicio o processo de regularização ou de transferência do Termo de
Permissão de Uso de Quiosques ou Trailer

1) Comparecer com a documentação completa ao atendimento da
Coordenação de Desenvolvimento (CODES), após o agendamento pelo
telefone.
2) Após o recebimento e análise, será enviado à Secretaria Executiva das
Cidades.

Quais são os documentos completos necessários?
1) Identificação pessoal (RG e CPF);
2) Comprovante de Residência (últimos 3 meses ou declaração);
3) Certidão da Junta Comercial quanto a existência ou não de vínculos do
requerente com empresas e sociedades empresárias;
4) Comprovante de quitação eleitoral;
5) Certidão de regularidade com a Fazenda Distrital;
6) Croqui de localização e foto atualizada
7) Cópia da última licença de funcionamento (para renovação ou transferência)
8) Documento comprovatório de ocupação anterior a Janeiro/2013;
9) Último Termo de Permissão de Uso (para renovação ou transferência)
10) Certificado de propriedade e emplacamento no Distrito Federal (para trailer)
11) Declarações:

12) Procuração com documento de identidade (caso houver)

Como devo organizar e entregar os documentos na RA-PP?
Podem ser entregues fisicamente ou digitalmente em um pendrive (mas deverá levar os originais para conferência)
· Todos os documentos devem estar legíveis, na validade, sem rasuras e
assinados;
· Não será aberto processo com documentos faltantes, rasurados, sem
assinaturas, e ilegíveis ou fora do prazo legal.

Como marcar atendimento para entrega da documentação completa e dirimir dúvidas?

Para solicitar agendamento de atendimento presencial na Administração Regional do Plano Piloto deverá ser encaminhada mensagem de Whatsapp por meio do telefone (61) 98199-2134 com os seguintes dados que serão solicitados:

NOME:

CPF:

ASSUNTO:

PRIMEIRO ATENDIMENTO: ( ) SIM   ( ) NÃO

TEM PROCESSO SEI? ( ) SIM – NÚMERO DO PROCESSO: ____

( ) NÃO

O atendimento para dúvidas e esclarecimentos deverá ser efetuado por meio do telefone fixo: 3329 0440, Ramal: 4246.

O Atendimento presencial será de Segunda-feira a Quinta-feira, de 09h às 12h e de 13h às 17h

Prazos
A análise da documentação será realizada em até 10 (dez) dias úteis.

O permissionário de quiosques e trailers deve pagar mensalmente, até o quinto
dia útil, o preço público referente à área ocupada.
Para a fixação do preço público será considerado a metragem e a localização
do quiosque e trailer.

– Lei nº 4.257/2008;