16/04/2025 às 14h48 - Atualizado em 16/04/2025 às 14h48

Jovens do Plano Piloto prestam Juramento à Bandeira Nacional

COMPARTILHAR

kleyton Jacob

A solenidade contou com 160 participantes, entre jovens que prestaram o Compromisso à Bandeira Nacional e convidados. A Cerimônia, que consiste na execução do Hino Nacional, hasteamento da bandeira, proferimento do compromisso à Bandeira Nacional, e entrega dos CDIs, é onde os jovens firmam seu compromisso cívico e tácito com a pátria através do juramento coletivo

 

Cerca de 130 jovens do Plano Piloto, prestaram Juramento à Bandeira Nacional, na manhã desta quarta-feira (16), por meio da Junta de Serviço Militar 202, vinculada à Administração Regional do Plano Piloto. Esta cerimônia, marca um momento importante na vida dos jovens, que ao serem dispensados do Serviço Militar Inicial, reforçam através do Compromisso à Bandeira os valores e deveres cívicos para com o seu país. A solenidade é uma das etapas fundamentais no processo de Regularização das obrigações militares de todo jovem que completa 18 anos, sendo um rito que simboliza os deveres, responsabilidades, e o compromisso com a pátria.

Após o ato, os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprova sua regularização com relação ao serviço militar.

Para o chefe da Junta de Serviço Militar (JSM), Renato Amaral, a ação da Junta de Serviço Militar, ao promover a Cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional,além de ser um marco e um rito de passagem  para os jovens, reflete ainda o esforço contínuo da administração regional para promover a cidadania plena e ativa e o respeito pelas instituições. “Mesmo dispensados, esses jovens, através do Compromisso à Bandeira demonstram respeito e responsabilidade com o país, ao cumprirem este rito que reforça valores como cidadania, patriotismo e dever cívico”, declarou o chefe da Junta.

O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, explica que o juramento à bandeira é obrigatório para todos os alistados que foram dispensados da prestação do serviço militar inicial, e a administração tem continuamente ajudado os jovens neste compromisso “A cerimônia reforça o vínculo dos cidadãos com a nação e é considerada um marco na vida dos jovens brasileiros. Este momento é também uma oportunidade para reforçar a importância do civismo e da disciplina, pilares fundamentais para a construção de um futuro mais seguro e próspero para o país”.