Noticia Aberta
Administração do Plano Piloto substitui mais de 228 tampas de concreto desde janeiro na região
COMPARTILHAR
Kleyton Jacob
Administração do Plano Piloto substitui mais de 228 tampas de concreto desde janeiro na região
Ação garante mais segurança à população e evita entupimentos na rede de águas pluviais. Nesta quarta-feira (25), as quadras da CLN 306 e SQN 411 foram contempladas
A Administração Regional do Plano Piloto já substituiu, desde janeiro deste ano, cerca de 228 tampas de concreto em bocas de lobo, grelhas e postos de visitação de águas pluviais. Só nas últimas semanas, mais de 26 novas tampas foram instaladas em diferentes pontos da região administrativa, reforçando o compromisso com a segurança da população e a preservação do espaço público. Nesta quarta-feira (25), as quadras da CLN 306 e SQN 411 foram contempladas.
A ação é fundamental para prevenir acidentes nas vias urbanas, além de combater o furto de tampas metálicas, prática recorrente em áreas de grande circulação. As novas tampas são confeccionadas com materiais resistentes, como concreto pré-moldado, ferro e brita, dificultando o roubo e aumentando a durabilidade do equipamento.
De acordo com o administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, os danos mais comuns ocorrem em decorrência do tráfego intenso de veículos pesados, como ônibus e caminhões, ou por atos de vandalismo. “Infelizmente, além das quebras que ocorrem naturalmente ou por manobras de veículos pesados, que são muito comuns, também nos deparamos com o furto de tampas de bueiro. Uma das alternativas criadas foi a confecção das tampas pré-moldadas para atender demandas emergenciais, já que a fabricação é quase toda manual, além dos pedidos serem encaminhados à Novacap, que possui uma fábrica própria”, explicou.
Os equipamentos também desempenham papel importante na manutenção da drenagem urbana, impedindo o acúmulo de resíduos e reduzindo riscos de entupimentos nas galerias de águas pluviais.
A ação já beneficiou locais como a Esplanada dos Ministérios, Catedral, Feira da Torre, Via L2 Sul e Norte, Eixo Monumental, além dos Setores Comercial, Hoteleiro, de Administração, Rádio e TV Sul, Vila Telebrasília e diversas quadras do Plano Piloto, como 202, 203, 903, 704, 712, 912, 713, 415, 516 Sul, 304, 306, 312, 411 Norte, além das grelhas das tesourinhas.
A Administração também esclarece que as tampas localizadas na área interna ou junto às fachadas de comércios e prédios são de responsabilidade dos próprios condomínios, incluindo registros de energia, água e caixas telefônicas.
A população pode contribuir com a conservação dos equipamentos públicos denunciando furtos ou depredações pelo telefone 197. O sigilo é garantido.