OUVIDORIA

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O que é Ouvidoria?
A Ouvidoria é um espaço de comunicação entre o cidadão e o governo onde você pode registrar suas demandas sobre os serviços públicos.
 

O que você pode registrar na Ouvidoria?
Você pode fazer denúncia, reclamação, sugestão e elogio.

O que NÃO é considerada manifestação de Ouvidoria para o Governo do Distrito Federal:
Demandas referentes à esfera Federal ou sobre outros Estados.

Irregularidades ocorridas entre particulares, sem envolvimento de servidor ou órgão público.
 

Canais de atendimento ao Cidadão:
Você pode ligar para a Central 162, acessar o Sistema Participa-DF ou ainda ser atendido presencialmente na Ouvidoria da Administração do Plano Piloto.

Plano Plurianual 2024-2027

O Ligue 162 funcionará                 Sistema de Ouvidoria                         SBN – Ed. Wagner

   de segunda-feira                               Participa-DF                        Quadra 02 Bloco K, 2º Subsolo

a sexta-feira das 7h às                                                                          10h às 12h / 15h às 17h

  21h, e, nos sábados,

  domingos e feriados

    das 8h às 18h.

 

Prazo de 20 dias corridos para a resposta ao cidadão a contar da data do registro da manifestação

São 10 dias para informar ao cidadão as primeiras providências adotadas – Art . 24 do Decreto nº 36.462/2015

No máximo mais 10 dias para apurar e informar o resultado ao cidadão – Art. 25 do Decreto nº 36.462/2015

Prazo para responder DENÚNCIAS
O prazo poderá ser prorrogado pelo mesmo período de 20 dias – Art. 25 Parágrafo 1º, do Decreto nº36.462/2015

Garantias: Segurança – Restrição de acesso a dados pessoais – Comunicações, pelo sistema de ouvidoria, sobre o andamento da manifestação conforme prazos legais – Atendimento por equipe especializada.
 

Elementos fundamentais para o registro de uma DENÚNCIA

  • NOMES de pessoas e empresas envolvidas
  • QUANDO ocorreu o fato
  • ONDE ocorreu o fato
  • Quem pode TESTEMUNHAR
  • Se a pessoa pode apresentar PROVAS

 

Registro Identificado
Apresentação do documento de identificação válido (Carteira de Identidade; Cadastro de Pessoas Físicas – CPF; Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ; Título de Eleitor; Passaporte; Carteira de Trabalho; Carteira Funcional; Carteira Nacional de Habilitação (modelo novo) e Certificado de Reservista).

Possibilidade de sigilo conforme Art. 23, inciso I, do Decreto nº 36.462/2015.
 

Registro Anônimo
Haverá análise preliminar para confirmar se os fatos apresentados são verdadeiros.
 

Tratamento específico para DENÚNCIAS
Avaliação, classificação e encaminhamento realizados pela Ouvidoria-Geral do Distrito Federal.

Normas e Regulamentações
Lei nº 4.896/2012
Decreto nº 34.276/2013
Decreto nº 36.462/2015
Decreto nº 39.723/2019
Decreto nº 45.771/2024
Portaria Nº 51 de 16/04/2018
Portaria Nº 61 de 21/04/2021
Instrução Normativa nº 01/2017
Instrução Normativa nº 05/2020