19 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
10/01/24 às 14h51 - Atualizado em 10/01/24 às 14h53

Ações da Administração evitam alagamentos no Plano Piloto

COMPARTILHAR

A Administração do Plano Piloto atuou, no último ano, com trabalhos intensos de desobstrução de bocas de lobo, com o objetivo de evitar alagamentos. Com a chegada das chuvas na capital é fundamental manter os bueiros da cidade limpos e desobstruídos. Infelizmente, é comum encontrar essas aberturas cheias de lixo jogado de forma irresponsável nas ruas.

Foto: Colic/RA-PP


Outro motivo para a realização da limpeza de galerias e a limpeza de bueiros é a preservação do piso asfáltico, uma vez que o excesso de umidade é extremamente prejudicial a esse tipo de revestimento urbano, provocando buracos e arranchamentos que atrapalham o trânsito e podem provocar acidentes mais graves.

“A limpeza de bocas de lobo previne os alagamentos, promove a saúde e qualidade de vida da população, uma vez que ajuda a eliminar a proliferação de insetos e animais que podem provocar doenças. Inclusive, esse serviço é de grande importância para combater a proliferação do mosquito da dengue”, afirma o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros

No Plano Piloto, uma das cidades vítimas de furto de tampas de boca de lobo, foram repostas cerca de 500 tampas, somente em 2023. Além de mais de 400 ações de desobstrução de bocas de lobo, que ocorreram por todo o Plano Piloto, com equipes da Administração e da Novacap.

Desde os mais diversos objetos até mesmo um simples papel de bala, descartado de maneira inadequada, pode acumular e impedir o fluxo natural da água das chuvas, provocando as enchentes. Esse trabalho de zeladoria da Administração do Plano Piloto ocorre durante todo o ano, com ações semanais, atendendo a pedidos que chegam via ouvidoria.
 

 

Em 2023, a Novacap desobstruiu mais de 8.500 bocas de lobo e limpou mais de 400 mil m² de bacias de contenção. Graças ao trabalho preventivo diário realizado pelos técnicos, os alagamentos e a proliferação de roedores e animais peçonhentos são evitados ao longo do ano.

Você pode acessar o serviço de Ouvidoria do GDF por meio do site Participa DF: https://www.participa.df.gov.br e realizar o pedido de desobstrução de boca de lobo em sua quadra.

Texto: Daniela Uejo
Fotos: COLIC/RA-PP

Mapa do site Dúvidas frequentes