24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
31/10/23 às 16h34 - Atualizado em 1/11/23 às 8h50

Administração do Plano Piloto e Câmara dos Deputados firmam acordo que trata do Parque Urbano Bosque dos Constituintes

COMPARTILHAR

 
Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

Nessa terça-feira (31) a Administração do Plano Piloto formalizou, por meio do Diário Oficial do DF (DODF), um Acordo de Cooperação Técnica, que trata da gestão compartilhada do Parque Urbano Bosque dos Constituintes, por tempo indeterminado, visando sua conservação e preservação. 

O Acordo marca a parceria entre a Administração e a Câmara dos Deputados. Dentre as informações do documento consta que não haverá transferência de recursos financeiros entre os órgãos.


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

O ACT é focado na temática ambiental, conforme preconiza a Lei Complementar n. 140/2011 e trata de proteção das paisagens naturais notáveis, da proteção do meio ambiente, do combate à poluição em qualquer de suas formas e da preservação das florestas, da fauna e da flora do Bosque que possui uma área de 70 mil metros quadrados.

Para o administrador do Plano Piloto, o Parque é um excelente programa para quem gosta do contato com a natureza e também para quem tem interesse pela história do Brasil. “O Brasil foi um dos primeiros países do mundo a tratar de questões ambientais na sua Constituição. O local serve como referência para a sustentabilidade, por meio dos inúmeros projetos de conservação e revitalização que atualmente funcionam no espaço. Este Acordo visa garantir a continuidade das ações de manejo para conservação e revitalização, beneficiando a comunidade local e a preservação da natureza do Plano Piloto”, disse.


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

“O SLU assumiu o compromisso de semanalmente atuar na limpeza das áreas verdes e nas vias internas do parque urbano, por força deste acordo de cooperação técnica. Isso  é um exemplo do que o SLU já faz diuturnamente nas áreas e vias públicas do Distrito Federal”, afirmou o diretor de Limpeza Urbana do SLU, Álvaro Henrique Ferreira.

O Parque Bosque dos Constituintes é um grande espaço verde, localizado a 50 metros da Praça dos Três Poderes, na Capital da República. Tem cerca de 620 árvores, em sua maioria nativas do Centro-Oeste, frequentadas por mais de 55 espécies de aves silvestres, como o urutau, o bacurau-do-telhado, o gavião-de-coleira, a saíra-azul-turquesa e a ariramba-de-calda-ruiva, entre muitos outros – uma variedade que só é possível existir em um ambiente ecologicamente equilibrado.


Foto: Emanuelle Sena/ ASCOM RA-PP

O Acordo vai contar ainda com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal – (SLU) e da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil – (NOVACAP ), de acordo com suas áreas de competência.

Texto: Daniela Uejo/ASCOM/RA-PP

Mapa do site Dúvidas frequentes