19 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/10/23 às 9h37 - Atualizado em 4/10/23 às 9h37

Dia da natureza: Regional 1 sugere dicas para preservação ambiental

COMPARTILHAR

Comunidade pode contribuir com pequenos gestos

Neste dia da natureza a Administração ressalta a importância da arborização e da natureza, tão presente no Plano Piloto. Brasília é uma das cidades mais arborizadas do país, por aqui temos os lindos ipês, nas cores amarela, roxa e branca, além de quaresmeiras, sucupiras, aroeiras, copaíbas. Lírios, sálvias vermelhas e azuis, zínias, cravos, petúnias, sampatios, iresines, moreias. 

Em Brasília o órgão responsável pelo plantio correto de árvores, bem como manutenção e solicitação de novas árvores é a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Já a Administração do Plano Piloto cuida do recolhimento de lixo verde. “Por aqui e em todo lugar a comunidade pode ajudar, preservando, sobretudo, os espaços arbóreos da cidade. O GDF vem trabalhando maneiras de preservar o nosso Plano Piloto, estimulando o consumo consciente e o respeito ao meio ambiente”, frisa o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

Pequenas atitudes podem fazer a diferença para você inspirar seus familiares, vizinhos e criar uma grande rede de pessoas preocupadas em cuidar do meio ambiente.

Veja dicas de boas atitudes:

  • Separe o lixo

A primeira atitude que você pode ter é separar o lixo orgânico do seco na sua casa. Descubra qual é o dia que cada coleta passa na sua rua e faça a separação adequadamente. 

  • Não jogue lixo na rua

O lixo jogado na rua contribui para o entupimento de bueiros e esgotos, o que pode provocar enchentes em dias de chuva forte. Por isso, se estiver na rua, guarde o lixo com você até encontrar uma lixeira. 

  • Respeite os cursos de água

Não jogue lixo em rios, lagos, lagoas ou qualquer outro ambiente aquático, assim como é importante preservar a mata em volta desses locais, pois ela protege contra erosão e assoreamento. 
Use menos plástico
Sempre que possível, tente optar por não consumir nenhum plástico descartável, como copos e canudos. Andar com sua própria garrafinha de água já ajuda muito a evitar o consumo de plástico desenfreado. 

  • Economize energia elétrica

Procure utilizar energia elétrica apenas quando necessário, tente aproveitar a luz solar o máximo possível. Além disso, faça a troca de lâmpadas para modelos mais econômicos. 

  • Ensine seus filhos a cuidar do meio ambiente

O desenvolvimento infantil é uma oportunidade para ensinar valores de preservação da natureza. Compartilhe com os seus filhos a importância de cuidar do meio ambiente, ensinando-os a não jogar lixo no chão e recolher os que estão lá, não desperdiçar comida e a cuidar da natureza. 

Anualmente, o Distrito Federal desenvolve mais de 80 espécies de flores, mais de 300 espécies de arbustos, de plantas de sombra e palmeiras, além de mais de 200 tipos de árvores – em que 60% são provenientes do cerrado. Toda a produção é coordenada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), por meio do Departamento de Parques e Jardins (DPJ).

 

Texto: Daniela Uejo

Mapa do site Dúvidas frequentes