15 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/08/23 às 16h21 - Atualizado em 14/08/23 às 16h21

Avançam as obras nas calçadas da Esplanada dos Ministérios

COMPARTILHAR

Novacap executa projeto que leva acessibilidade, piso tátil e conforto aos brasilienses e turistas na capital do país

 

A Esplanada dos Ministérios é um dos cartões postais mais bonitos do Brasil. Famosa pelos monumentos projetados por Oscar Niemeyer e pelas grandes avenidas do urbanista Lúcio Costa, o turismo na capital tem aumentado a cada ano, de acordo com o Observatório de Turismo, o que torna a obra da Novacap de implantação das calçadas com rampas de acesso, largura adequada e piso tátil ainda mais importante para o Planalto Central.

 

Todos os seis quilômetros que ligam a Rodoviária do Plano Piloto com a Praça dos Três Poderes estão contemplados no projeto (tanto a descida pelo lado Sul como a subida pelo lado Norte). Essa revitalização inclui 14 mapas táteis – conjunto de técnicas construtivas para orientar as pessoas com as mais variadas necessidades visuais, a exemplo de pisos táteis, sinalizações conduzindo aos locais, rampas de acesso e placas com gravuras e endereços. Desta maneira, permitem que pessoas com deficiência visual, de baixa visão e mobilidade se movimentem com segurança nas rotas e possam se localizar com mais facilidade.

 

A dona da lotérica Esplanada, Shenia Sato, que fica próxima ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, elogiou a ação. “Trabalho aqui na Esplanada há quase vinte anos e é a primeira vez que a gente vê uma obra assim desse porte. É muito bom porque antigamente as calçadas eram quebradas, dificultava bastante para os cadeirantes. Gostaria de agradecer a Novacap por essa obra”, disse .

 

 

Aproximadamente R$7 milhões estão sendo investidos nessa ação que reduzirá obstáculos e riscos de quedas, tornando as áreas urbanas mais seguras. “Ao considerar a importância das calçadas com acessibilidade, não só revitalizamos a infraestrutura da nossa cidade, mas também construímos uma sociedade mais inclusiva, onde todos podem desfrutar das ruas com segurança e independência”, reforçou o presidente da Novacap, Fernando Leite.

 

“Essas benfeitorias que abarcam a acessibilidade fazem parte do pedido da comunidade e o governo está atento. O Plano Piloto é um local onde passam milhares de pessoas diariamente e as melhorias para os pedestres são imprescindíveis, trazem mais comodidade à comunidade local e ao grande volume de turistas”, pondera o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

Próximo à Rodoviária do Plano Piloto também será consolidada uma rota acessível para melhorar a travessia perto do Teatro Nacional Cláudio Santoro. A ideia é adequar o calçamento do passeio que conduz ao terminal, para atender ao grande volume de pedestres nos períodos de pico diários.

 

Com informações da Novacap

Mapa do site Dúvidas frequentes