18 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/07/23 às 17h06 - Atualizado em 27/07/23 às 18h31

Administração do Plano Piloto e o Programa GDF Presente recolhem cerca de 300 toneladas de inservíveis na capital

COMPARTILHAR

Nesta semana foram recolhidas toneladas de inservíveis em uma ação conjunta da Administração Regional do Plano Piloto, Novacap e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape). Ao todo foram cerca de 300 toneladas de inservíveis recolhidos pelos órgãos. A importância da atenção à limpeza da cidade vai além das ações diárias de limpeza de parquinhos, praças, calçadas e retirada de lixo verde. Há itens que causam transtornos caso não sejam descartados de maneira correta: os inservíveis ou entulhos. Para tanto, a Administração Regional do Plano Piloto dá algumas informações de como fazer esses descartes corretamente.

"Essa ação integrada mostra como o governo está empenhado em manter as cidades do Distrito Federal limpas, bem cuidadas, garantindo conforto e bem-estar para a população", declarou o presidente da Novacap, Fernando Leite

Para manter a região limpa e organizada, o governo de Brasília mantém duas coletas funcionando: a convencional e a seletiva. Os órgãos também contam com a colaboração de todos para que os resíduos sejam separados adequadamente. Com base nas solicitações feitas pela população, o SLU estabelece o cronograma de remoção de entulhos em todas as regiões administrativas do DF. 

Os moradores também podem pedir recolhimento de entulho ou de materiais inservíveis, que são móveis sem condição de uso, pelo telefone 162. As subcoordenações regionais do SLU estabelecem um cronograma de limpeza em todo o Distrito Federal.

“As dicas têm o objetivo de conscientizam os moradores, para evitar que a população descarte materiais em locais impróprios. O recolhimento desses materiais também mantém os ambientes livres de insetos e animais indesejados, proporcionando a melhoria da qualidade de vida da comunidade”, disse o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros.

O papa-entulho também é uma opção  adequada para que a população descarte restos de obras, móveis velhos e outros volumosos (exceto eletrônicos), restos de poda, material reciclável e óleo de cozinha usado. Os entulhos, galhadas e volumosos inservíveis são encaminhados para a Unidade de Recebimento de Entulho (URE). Móveis que ainda podem ser utilizados são doados para entidades assistenciais cadastradas. Na Asa Sul o papa-entulho é: localizado no Núcleo de Limpeza de Brasília, Avenida das Nações (L4 Sul, ao lado da Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Sul).

“Ações como esta, desenvolvida pela Administração Regional do Plano Piloto, em parceria com o SLU e demais órgãos do GDF são muito importantes. O SLU está presente em todo o recolhimento dos inservíveis, e para isso, conta com os papo-entulhos. Aqui no Plano Piloto nós temos o papo-entulho localizado na L4 Sul, próximo à Faculdade União.  No local, recebem todos os tipos de inservíveis, como é o caso dos móveis velhos, além de podas de árvores e óleo de cozinha usado. De forma gratuita o cidadão pode levar todo esse material ali na L4 sul, de segunda a sábado”, frisou o diretor-presidente do SLU, Silvio de Morais Vieira. 

No último ano o GDF investiu R$ 3,3 milhões em 11 novos papa-entulhos. O morador do Distrito Federal que verificar o acúmulo de lixo em local irregular pode entrar em contato com a Ouvidoria Geral do Distrito Federal pelo telefone 162 ou por meio do site do órgão (https://www.participa.df.gov.br/)  e solicitar a remoção do entulho. 

Os dias e horários de coleta convencional podem ser consultados no site: http://www.slu.df.gov.br/coleta-convencional

Texto: Daniela Uejo/RA-PP
Fotos: Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes