28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
16/05/23 às 12h43 - Atualizado em 16/05/23 às 17h24

Administração marca presença na festa em comemoração ao dia do gari (16)

COMPARTILHAR

Participaram do evento o governador Ibaneis Rocha, secretários de Estado, Administradores Regionais e diversas autoridades da Defensoria Pública e do SLU

 

A Administração Regional do Plano Piloto participou da festa em comemoração ao dia do gari, que é comemorada nesta terça-feira (16). Os garis são essenciais para a organização urbana e trabalham para manter a limpeza das cidades e preservar o meio ambiente, evitando o acúmulo de lixo em áreas públicas.  Nesta terça-feira (16), não haverá coleta de lixo e limpeza das vias públicas. Os profissionais do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recebem o dia de folga, conforme o decreto assinado pelo governador Ibaneis Rocha, em 2022.

 

A data também marca o Dia sem Lixo,  por esse motivo  a população deve manter o lixo dentro de casa ou do comércio e depositá-lo na rua apenas na quarta-feira (17).

 

Na segunda-feira (15) a Administração de Brasília, em parceria com diversos órgãos do GDF, criou uma força-tarefa para contribuir com a festa dos profissionais. Para o administrador regional do Plano Piloto, Valdemar Medeiros, a ação realizada é uma forma de demonstrar a importância dos profissionais para a limpeza dos espaços públicos do Distrito Federal. “Entendemos que a data é muito importante para a valorização desses colaboradores, que realizam um serviço de suma importância para toda a cidade, em parceria com a Administração e com outros órgãos do GDF”, ressaltou.

Porém, conforme Instrução Normativa do SLU, as atividades dos contratos de coleta seletiva e de triagem realizados por cooperativas também não serão prestadas nesta terça. O objetivo é impedir o acúmulo de resíduos nas Instalações de Recuperação de Recicláveis.

 

Profissionais que trabalham para deixar a cidade limpa

 

São mais de cinco mil profissionais de limpeza urbana que atuam de forma terceirizada em todo o Distrito Federal. As funções são diversas: desde a catação e varrição de resíduos sólidos nas ruas até a coleta de lixo nas residências e comércios ao tratamento dos resíduos nos estabelecimentos do SLU. O setor de catação e varrição é o que mais mobiliza pessoal, com efetivo de mais de 2,5 mil funcionários.

“Os garis são fundamentais para a limpeza das nossas cidades. Nós temos que valorizar, agradecer e sempre apoiar essa categoria que trabalha de cabeça erguida, debaixo de sol e de chuva, sempre em prol da sustentabilidade”, enfatiza o presidente do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Sílvio Vieira. A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976.

Texto: Daniela Uejo/Ascom/RA-PP
Fotos: Agência Brasília e Amanda Duarte/Ascom/RA-PP

Mapa do site Dúvidas frequentes