29 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
8/03/23 às 15h22 - Atualizado em 8/03/23 às 15h26

Hospital de Base treina colaboradores para novas máquinas de hemodiálise

COMPARTILHAR

Começou o treinamento para o manuseio das novas máquinas de hemodiálise no Hospital de Base. Profissionais da Nefrologia, que também atuam no pronto socorro e nas unidades de terapia intensiva (UTIs), estão realizando a capacitação. Ao todo, 210 colaboradores estão sendo treinados – entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem.

O treinamento, iniciado na segunda-feira (6), termina nesta quinta-feira (9) e, já na manhã de sexta (10), os aparelhos serão colocados em utilização. “As máquinas serão instaladas no Centro Neurocardiovascular, na Unidade de Suporte ao Trauma Avançado (Usat), na unidade de Nefrologia e nas UTIs do hospital”, detalha a chefe do Serviço de Enfermagem, Déborah Kamilla Florêncio Rangel. “As máquinas antigas serão devolvidas para a Secretaria de Saúde”, acrescenta.

Para Déborah, o treinamento dos colaboradores permite o desenvolvimento contínuo da equipe e influencia na motivação do colaborador. “É fundamental para a segurança do paciente durante a realização da terapia de hemodiálise. Um colaborador bem-treinado e qualificado possui motivação maior para a execução de suas tarefas”, destaca.

Em fevereiro, o Hospital de Base recebeu 34 novos aparelhos de hemodiálise para pacientes com doenças crônicas nos rins. Os equipamentos foram adquiridos como parte da emenda parlamentar destinada pela senadora Leila do Vôlei, verba também utilizada para a compra de dois aparelhos de ultrassom e um endoscópio flexível.

“Os recursos empregados pelos parlamentares federais e distritais são imprescindíveis para que possamos comprar novos equipamentos e instrumentos que assegurem a assistência”, ressalta a presidente do IgesDF, Mariela Souza de Jesus. No total, o instituto, responsável pelo hospital, recebeu R$ 3.178.526 para aquisição de equipamentos especializados.

Para a chefe da Unidade de Nefrologia do Hospital de Base, Christiane Gico, o investimento resultará em melhorias e resultados imediatos para a população do Distrito Federal. “São 480 procedimentos de diálise por mês, incluindo pacientes de enfermaria e de UTI. O hospital tem a maior equipe de nefrologia do DF”, enfatiza a médica. “Com a ampliação e renovação das máquinas, realizaremos mensalmente 1.440 diálises de enfermaria e 800 diálises de UTI, totalizando 2.224 diálises mensais – um aumento de 1.744 diálises por mês”, afirma.

Os aparelhos de hemodiálise estão sendo instalados para substituir máquinas já obsoletas, que demandavam manutenção, e aumentar a capacidade de atendimento do setor de Nefrologia da unidade hospitalar.

*Com informações do IgesDF

Fotos: Iges DF

Mapa do site Dúvidas frequentes