28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
28/02/23 às 11h54 - Atualizado em 28/02/23 às 11h54

Governo faz mutirão de limpeza das áreas públicas do Hospital de Base

COMPARTILHAR

 

A área pública em volta do Hospital de Base de Brasília ganhou, na manhã desta segunda-feira (27), um grande mutirão de limpeza com direito à desratização, combate ao mosquito Aedes aegypti, escorpiões, aranhas e outros animais peçonhentos, além de pintura de meio-fio. A ação conjunta entre órgãos, uma marca do Governo do Distrito Federal (GDF), foi realizada pela Administração Regional do Plano Piloto (RA-PP) e a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), da Secretaria de Saúde do DF.

 

 

A equipe da RA-PP, que iniciou os trabalhos na noite anterior, fez a varrição, retirada de lixo e pintura de meio-fio com a ajuda de 20 trabalhadores. Já às 6h da manhã de hoje, outros 12 homens chegaram para a retirada de entulhos e inservíveis na área e para fazerem a lavagem. Ao todo, foram utilizados 8 mil litros de água em um caminhão pipa no trabalho. Outro caminhão, desta vez caçamba, também foi usado na ação para a retirada de lixo.

 

 

Às 9h30, dez pessoas da Dival chegaram para dar início à segunda etapa do trabalho. Foram usados cerca de 5,5 quilos de pó de contato – produto usado na desratização. A equipe da Vigilância Ambiental atuou em 57 tocas e 36 trilhas de roedores nas proximidades da área.

 

Foi feito, ainda, tratamento com pastilhas em copas de árvore e no cano das placas de sinalização que estavam abertos para evitar que, no período chuvoso, virem criadouros do mosquito causador da dengue, zika e chikungunya, e a distribuição de panfletos educativos a pedestres e pacientes com orientações de cuidados que devem ser tomados nos quintais de suas casas.

 

A Dival faz a desratização na área pública em volta do hospital a cada dois meses, mas a ação foi antecipada em alguns dias a pedido do administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros. “Por determinação do secretário de Governo, José Humberto Pires, tomamos essa atitude imediata e promovemos essa ação para evitar a disseminação de doenças trazidas por esses bichos às proximidades do hospital”, explicou. “É uma área onde todos os cuidados são importantíssimos e que temos trabalhado bastante para mantê-la sempre limpa e longe de todas as pragas”, completou.

 

Texto: Lívio di Araújo

Fotos: Emanuelle Sena

 
Mapa do site Dúvidas frequentes