01 de junho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
21/02/23 às 10h18 - Atualizado em 21/02/23 às 10h20

Baratona – o bloco quase cinquentão da família no Parque Ana Lídia

COMPARTILHAR

 

Um dos blocos mais tradicionais do Distrito Federal, o Baratona recebeu foliões de diversas idades na tarde de segunda-feira (20). A novidade para 2023 é que, desta vez, o grupo se organizou em formato fixo, com megaestrutura de palco, bandas, tendas, espaço para alimentação e segurança reforçada.

Segundo Paulo Henrique Nadiceo, um dos organizadores da festa, a edição deste ano se preparou para receber cerca de 80 mil pessoas, mostrando que o Carnaval de rua do Distrito Federal está, a cada ano, se consolidando como uma atração para quem gosta de pular e brincar na folia. “Nossa expectativa é tremenda. Depois de dois anos sem bloco, é lindo ver esse pessoal aqui. Saímos no bloco estático e já temos milhares de pessoas aqui e está sendo gratificante’’, comenta.

Desde 1976 em atividade, o Bloco Baratona não tem nada a ver com uma barata grande. Ele, na verdade, une as palavras ‘’bar’’ e ‘’maratona’’, uma brincadeira proposta pelo idealizador do evento, o pernambucano Luiz Lima. Quando fundado, a tradição do grupo era fazer uma espécie de maratona entre bares de Brasília e, ao final – no último bar –, premiar aquele folião que tivesse bebido algo em todos os bares por onde  passou e que também concluísse o percurso com êxito.

 

 

Com o slogan é “Baratona – o Bloco da Família”, pais, mães, filhos, avós, tios, primos se encontraram numa tarde quente e cheia de brincadeiras. O Baratona é um dos blocos considerado Porte Especial e recebeu R$ 220 mil de recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec). Com a verba investida, o bloco gerou mais de 300 empregos diretos e aproximadamente 400 empregos indiretos, envolvendo os grupos Baratona e Baratinha.

Para o servidor público Daniel Moreira, a escolha do Baratona foi baseada na segurança, diversão e espaço para todos. “Eu e minha esposa trouxemos nossos filhos ao Bloco da Baratinha neste domingo. Meus filhos se divertiram tanto que resolvemos repetir a dose”, conta o folião. “Por se tratar de um bloco seguro e com ambiente familiar, foi possível trazer toda a família para a folia’’, .

Os shows da Banda Magia e Chiquita bacana animaram a galera com sucessos de Carnaval.

 

Agência Brasília

Foto: Lázaro Mendes/Secec

Mapa do site Dúvidas frequentes