17 de agosto

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/06/22 às 18h20 - Atualizado em 30/06/22 às 19h28

Representantes do Censo no DF reúnem-se com lideranças comunitárias na RA do Plano Piloto

COMPARTILHAR

Por intermédio da administração do Plano Piloto, parte da equipe do Censo no Distrito Federal reuniu-se com prefeitos de quadra e outras lideranças da região na noite da última quinta-feira (26/5). O encontro foi proposto pela administradora da região administrativa, Ilka Teodoro, com a qual foi firmada recentemente parceria para divulgação do Censo. Estavam presentes o coordenador operacional do Censo no Distrito Federal, Marcelo Alessandro Nunes, a coordenadora de divulgação local, Michella Reis, o chefe da área Brasília, Rafael Gomes Pereira, e dois dos coordenadores censitários de subárea responsáveis pela região Gabriel Batista dos Santos e Leonardo Carlos Cunha.

Na abertura do evento, a administradora da RA, Ilka Teodoro, destacou a importância de pesquisas como o Censo Demográfico para planejar as políticas públicas. “O Censo é a única forma de a gente ter todas essas informações sobre a situação de vida da população, de cada um dos municípios, de cada uma das localidades. Serve de base para outras pesquisas. As informações do Censo também condicionam as outras pesquisas por amostra de domicílios”, destacou.

Em seguida, o coordenador operacional do Censo no DF, Marcelo Nunes, saudou os presentes, destacou a importância da pesquisa e explicou quais seriam os temas principais da apresentação. “O Censo é uma pesquisa que a gente chama de universo, não é uma amostra. O nosso objetivo é visitar 100% dos domicílios do Distrito Federal, não deixar nada para trás. Para isso nós temos uma metodologia, tem uma forma correta de fazer o trabalho”.

A apresentação realizada por Michella Reis durou cerca de 30 minutos e revelou as principais informações sobre o Censo: duração, datas de referência, identificação dos recenseadores, recorte dos dados e utilidade das informações. A coordenadora de divulgação também apresentou os nomes dos supervisores das áreas do Plano Piloto e o quantitativo de profissionais que atuarão em cada região.

“Essa região é central no DF, tem um dos maiores rendimentos da cidade e é onde temos algumas dificuldades de coleta. Portanto, essa parceria com a RA e os contatos junto aos prefeitos de quadra e síndicos nos ajudarão a abrir portas para os recenseadores. O objetivo é não deixar nenhum domicílio de fora”, apontou a coordenadora de divulgação do DF.

Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas e sugestões aos servidores do IBGE. Os presentes também receberam materiais de divulgação e mostraram-se engajados em contribuir com a operação.

Texto: Censo/IBGE

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM-RA-PP

Mapa do site Dúvidas frequentes