01 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
15/06/22 às 15h23 - Atualizado em 27/06/22 às 15h38

Novos quebra-molas aumentam segurança em ruas da Vila Planalto

COMPARTILHAR

Os moradores da Avenida Contorno, atrás da Rua dos Engenheiros, na Vila Planalto, agora podem andar pela rua com mais segurança. Isso porque foram instalados quatro quebra-molas, junto com a sinalização de trânsito, em pontos estratégicos da via. A demanda era antiga e preocupava os pedestres, já que os veículos eram desobrigados a reduzirem a velocidade.

O trabalho foi realizado em conjunto. O GDF Presente atendeu ao pedido dos moradores para a criação das ondulações e solicitou as sinalizações ao Departamento Estadual de Trânsito  do Distrito Federal (Detran-DF), que também define as características do quebra-molas. Por sua vez, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) fez a instalação da intervenção. Ao todo, 14 pessoas participaram do serviço, executado entre segunda (13) e quarta-feira (15).

A chefe da divisão de manutenção e conservação de vias da Novacap, Walquiria Marra, revela que a ação foi executada conjuntamente. “É uma ação conjunta, porque sem a sinalização e o detalhamento do quebra-mola, nós não conseguimos fazer nenhuma instalação”, afirma a gestora.

Em cada ondulação, gastamos 1,5 tonelada, então, usamos seis toneladas de material para construir as ondulações no total. É importante ressaltar que fazemos o trabalho junto com o Detran, porque se não há a sinalização, ainda há risco de ocorrer acidentes. O Detran também nos oferece um projeto com a altura e largura da ondulação, para não ter erro”, diz Walquíria Marra.

Os quebra-molas, instalados em pontos específicos da via, são do tipo D, uma categoria indicada para ruas estreitas e residenciais. Foram utilizadas 6 toneladas de massa asfáltica, divididas entre as quatro ondulações.

De acordo com o coordenador do Polo 3, responsável pelos reparos no Plano Piloto, Carlos Alexandre, os moradores reclamavam da alta velocidade empregada pelos motoristas. “Era uma falta de respeito e um perigo para vida de gatos, cachorros, mas principalmente dos pedestres”, diz ele. A Avenida Contorno é uma das principais da Vila Planalto e reúne, de um lado da rua, mais de 30 residências e, do outro, um parque.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Planalto, Zantuil Santana, completa que, sem nenhum sinal para causar a redução da velocidade, os carros não economizavam no acelerador. “Era a única rua da cidade sem quebra-molas e isso causava muitos acidentes”, completa ele.

Zantuil mudou-se para a Vila Planalto com os pais, aos cinco meses de idade. Hoje com 55 anos, ele alega que a cidade se desenvolveu exponencialmente nos últimos três anos. “Precisamos reconhecer as ações do governo para a comunidade. Apenas no ano passado, tivemos a inauguração do campo sintético, construção de dois quilômetros de calçadas, implantação de placas de endereçamento em todas as ruas e muito mais. Só temos a agradecer e estamos muito satisfeitos”, comenta Zantuil.

O produtor rural Rômulo Gomes, 63 anos, concorda com o representante comunitário. Morador da Avenida Contorno há sete anos, ele ressalta a importância de se sentir seguro no local em que mora. “Direto a gente se assustava com carros correndo, então, tinha que ter muita atenção, o tempo todo. Agora, vai ficar bem melhor”, finaliza. Confira outras ações do GDF Presente:

Fonte: Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes