27 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
17/11/21 às 14h49 - Atualizado em 17/11/21 às 14h49

Brasília é a oitava cidade mais instagramável do mundo

COMPARTILHAR

Brasília ocupa o oitavo lugar de cidade mais popular do mundo no Instagram. O anúncio foi feito nesta terça-feira pelo Ministério do Turismo, dentro da celebração do Dia Internacional do Patrimônio Mundial. O estudo foi realizado pela empresa britânica Design Bundles e coloca as cidades do Rio de Janeiro e Brasília em 2º e em 8º lugar, respectivamente, na lista dos bens tombados pela Unesco mais marcados pelos internautas na rede social. As duas cidades brasileiras desbancaram destinos como Barcelona, na Espanha; em Paris, na França; e Bali, na Indonésia.

“Somos o maior museu a céu aberto do mundo com obras de Oscar Niemeyer. Temos o maior lago urbano artificial do mundo, somos o centro urbano mais arborizado e com a maior metragem quadrada de área verde do planeta, Brasília é única, diferente de tudo o que se imagina”, disse a Secretária de Turismo do DF ao conhecer o resultado de um levantamento feito pela empresa britânica.

Segundo o levantamento, a Cidade Maravilhosa perdeu apenas para o centro histórico da capital italiana, Roma, e recebeu mais de 45 milhões de posts no Instagram. Já a capital federal foi citada em 13,27 milhões de publicações.

“Atualmente, o Brasil possui 16 bens registrados como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco e dois deles estão entre os mais populares do mundo na internet. Além disso, ainda temos oito Patrimônios Naturais Mundiais, sendo um deles misto. Isso mostra como o Brasil é bem-quisto pelos estrangeiros e pelos brasileiros e o tamanho do potencial que o nosso país possui para atrair cada vez mais turistas nacionais e internacionais”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

As indicações dos patrimônios brasileiros surgem na esteira das comemorações do Dia Internacional do Patrimônio Mundial, celebrado nesta terça-feira (16), pela Unesco. A data marca os esforços em garantir a identificação, proteção, conservação, valorização e a transmissão às gerações futuras do Patrimônio Mundial Cultural e Natural.

A Unesco classifica os bens reconhecidos como Patrimônio Mundial entre Cultural, Natural ou Misto, quando um atrativo atende aos critérios das duas categorias, com o objetivo de incentivar a preservação de atrativos considerados significativos para a humanidade.

Brasília

A capital do Brasil foi o primeiro bem contemporâneo reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em 1987. Para se ter ideia da grandiosidade do marco, naquele mesmo ano, a Muralha da China também obteve o mesmo título. Desde então, Brasília detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²).

O conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília, construído a partir do Plano Piloto, um projeto de Lucio Costa, também foi inscrito no Livro de Tombo Histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1990. Sua principal característica é a monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora.

Confira os 30 Patrimônios Mundiais da Unesco mais populares do mundo, segundo os usuários do Instagram:

 1. Centro histórico de Roma, na Itália – 61.244.436 postagens
2. Rio de Janeiro, no Brasil – 45.039.569 postagens
3. Veneza e sua lagoa, na Itália – 25.755.922 postagens
4. Kiev, na Ucrânia – 21.914.502 postagens
5. Centro histórico de Florença, na Itália – 21.516.815 postagens
6. Centro histórico de Praga, na República Tcheca – 17.731.077 postagens
7. Budapeste, na Hungria – 14.665.910 postagens
8. Brasília, no Brasil – 13.277.931 postagens
9. Centro de São Petersburgo, na Rússia – 11.987.336 postagens
10. Quito, Equador – 9.854.551 postagens

Fonte: Agência Brasília 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros