01 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
8/06/21 às 16h40 - Atualizado em 8/06/21 às 16h40

Descarte seu lixo eletrônico sem sair de dentro do carro

COMPARTILHAR

A campanha Drive-thru sustentável Brasília 2021, iniciada nesta segunda-feira (7), prossegue até sexta (13) com seis pontos para descarte de pilhas e lixo eletroeletrônico. A cada dia da semana, será um ponto diferente. A ação marca a Semana do Meio Ambiente e é promovida pela Green Eletron, entidade gestora sem fins lucrativos de logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos e pilhas no Brasil; a OSC Programando o Futuro; e a Secretaria de Ciência, Tecnologia  e Inovação (Secti) do DF, em parceria com órgãos governamentais.

O descarte de eletroeletrônicos de uso doméstico de pequeno e médio porte, como computadores, impressoras, televisores, telefones, carregadores, pilhas gastas e eletrodomésticos pode ser feito sem sair do carro, respeitando as regras de distanciamento social impostas pela pandemia do novo coronavírus. Basta levá-los para os postos de coleta listados abaixo entre 10h e 16h.

Reciclotech

A campanha faz parte do Reciclotech, programa idealizado pela Secti que une capacitação profissional de jovens, recondicionamento de resíduos eletrônicos, doação de equipamentos, educação ambiental e preservação do meio ambiente. Os itens sem condição de uso serão reciclados, mas aqueles que possam ser reabilitados serão doados para instituições de ensino.

“O Reciclotech nasce na vontade expressa no plano de trabalho da gestão de tornar Brasília uma cidade inteligente. Somos a única usina de reciclagem da América Latina e já foram instalados 43 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária), realizadas 22 caravanas e arrecadadas, aproximadamente, 50 toneladas de lixo eletrônico”, afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo.

Dados

Segundo um relatório da Universidade das Nações Unidas, o Brasil descartou apenas em 2019 mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% disso foi reciclado. A ação Drive-thru sustentável Brasília 2021 visa sensibilizar a população sobre a importância e a necessidade da destinação correta deste tipo de resíduo.

Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. Neste site é possível ter acesso a dados sobre a geração desses resíduos.

Caso os interessados não consigam participar da campanha, a Green Eletron disponibiliza 27 Pontos de Entrega Voluntária de eletroeletrônicos e 162 exclusivos de pilhas no Distrito Federal.

 

Serviço:

Drive-thru sustentável Brasília 2021

Dia: 8 de junho, terça-feira

Local: Câmara dos Deputados

Endereço: Anexo IV – Via S2

Horário: 10h às 16h

Dia: 9 de junho, quarta-feira

Local: Senado Federal

Endereço: Gráfica do Senado Via N2

Horário: 10h às 16h

Dia: 10 de junho, quinta-feira

Local: Tribunal de Contas da União (TCU)

Endereço: Setor de Administração Federal Sul – Asa Sul Via S2 – entrada da garagem do Anexo III

Horário: 10h às 16h

Dia: 11 de junho, sexta-feira

Local: Ministério das Comunicações

Endereço: Esplanada dos Ministérios, estacionamento do Bloco R  – Zona Cívico Administrativa

Horário: 10h às 16h

Dias: 12 e 13 de junho, sábado e domingo

Local: CCBB Brasília

Endereço: SCES Trecho 2 Lote 22 Edif. Pres. Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul

Horário: 10h às 16h

*Com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação

Fonte; Agência Brasília

Mapa do site Dúvidas frequentes