18 de outubro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
17/08/20 às 17h40 - Atualizado em 17/08/20 às 17h40

Administração apoia Selo CAU/DF de Arquitetura de Brasília

COMPARTILHAR

Em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF, por meio de sua Comissão Temporária de Patrimônio, lança o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília. A Administração Regional do Plano Piloto apoia a iniciativa que celebra a arquitetura moderna do Conjunto Urbanístico do Plano Piloto e promove o reconhecimento do valor histórico das edificações não monumentais e de seus autores.

O objetivo, segundo o CAU/DF, é também divulgar as boas práticas de conservação e manutenção predial que preservaram a linguagem arquitetônica do movimento moderno.

Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, o simbolismo da arquitetura do cotidiano, das construções que marcaram os primeiros anos da cidade e abrigaram os primeiros moradores do Plano Piloto e resistem aos 60 anos da capital, merece ser registrado e valorizado. Ainda de acordo com a administradora, “ a iniciativa do CAU/DF contribui com a necessidade do Poder Público de adotar medidas de preservação dos bens de valor histórico e cultural, como é o caso das edificações de arquitetura não monumental existentes em todo o Plano Piloto”, destaca.

A Administração será responsável por disponibilizar a área técnica do órgão para viabilizar a confecção e alocação das placas alusivas às obras certificadas, a ser fixada nas suas imediações.

O presidente do CAU/DF, Arquiteto Daniel Mangabeira ressalta que o Selo não é um tombamento, mas um certificado de reconhecimento da autarquia federal e de seus apoiadores pelo relevante trabalho de preservação da história e cultura da cidade.

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal informa que a entrega do primeiro Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília a edificações do Plano Piloto está prevista para ocorrer após o dia 15 de outubro. Até lá, a Comissão Avaliadora, composta pelos membros da Comissão Temporária de Patrimônio do CAU/DF, fará um levantamento das edificações que cumprem os critérios de avaliação para serem certificadas.

Texto: Ramíla Moura da ASCOM/RA-I com informações do CAU/DF

Saiba mais:

https://caudf.gov.br/selo-cau-df-arquitetura-de-brasilia-e-lancado-pelo-conselho-de-arquitetura-e-urbanismo-do-distrito-federal-no-dia-nacional-do-patrimonio-historico/

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros