23 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
12/12/20 às 13h31 - Atualizado em 15/12/20 às 13h33

Programa da Secretaria de Justiça oferece segunda via da carteira de identidade gratuita

COMPARTILHAR


Foto: Jhonatan Ribeiro

A 7°edição do Programa Sua Vida Vale Muito Itinerante, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), foi realizada nesta sexta-feira (11) na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. Das 9h às 17h, a população pôde contar com atendimentos de saúde e cidadania gratuitos, como a emissão da segunda via da identidade. Este foi o primeiro evento em que os participantes foram beneficiados pela isenção da taxa para tirar o documento, autorizada pela Lei Complementar 977, que entrou em vigor hoje após a publicação do Decreto 41.588, no DODF.

A Secretaria de Justiça, Marcela Passamani reforçou a importância das ações e da junção dos programas Sua Vida Vale Muito e Sejus Mais Perto do Cidadão. ” Esse decreto veio para atender quem nos procura para emitir a segunda via da identidade, benefício que será concedido gratuitamente somente em nossos programas”, afirma. De acordo com o decreto, terão acesso à emissão da segunda via sem o pagamento de taxa, os cidadãos com renda não superior a 5 salários mínimos. A isenção só poderá ser solicitada uma única vez.

Seguindo, com rigidez, os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19, a ação itinerante adaptou o evento para assegurar que o público não desrespeitasse as regras e promovece aglomeração. O espaçamento foi calculado, com a prerrogativa de preservar a saúde de quem buscou atendimento e dos servidores.

Quem passou pela Rodoviária ainda contou com teste rápido de HIV, Síflis, Hepatite C, distribuição de preservativos, instruções acerca da COVID-19. Serviços do Na Hora como impressão de segunda via de contas da CEB e CAESB, serviços on line, de autoatendimento para retirada de multas, IPTU, IPVA, ou agendamento de outros atendimentos, completaram as ações do Programa Sua Vida Vale Muito. As pessoas ainda tiraram dúvidas com o Procon e a Defensoria Pública na área de família, como pensão alimentícia e divórcio.

Na busca de atendimento, Letícia de Souza, 21 anos, disse que ficou sabendo da ação pelas redes sociais da Sejus. ” Eu vim fazer a segunda via do RG e trouxe minha mãe para também tirar a segunda via dela e a primeira do meu filho, de 5 meses”. Dona Nilza Plácido, 49 anos, pensionista, relatou que fez o seu primeiro RG com 14 anos. ” Tem muito tempo que fiz o meu primeiro RG, na época tinha 14 anos, tentei fazer um atendimento e não consegui porque disseram que o documento não era mais compatível, então precisei fazer outro”.

A dona Rosa Maria Brito da Costa, 60 anos, estava passando de ônibus e viu as ações. “Aproveitei para ver a situação do meu IPTU se estava tudo certinho, foi rápido, Deus tudo certo”. Severino Manoel dos Santos, 68 anos, estava indo fazer uma consulta médica, viu a ação e aproveitou para agendar a carteira de trabalho. ” Eu não ia conseguir fazer depois, vi o atendimento aqui e aproveitei “, explicou.

Sem tempo para fazer um checkup, e cuidar melhor da saúde, o Peruano, José Alberto Nunes, de 60 anos, há 3 meses em Brasília, veio aferir a pressão. “Eu estava indo ao banco, e quis saber se podiam me atender, consegui”, disse. Desde agosto de 2020, o Programa Sua Vida Vale Muito Itinerante já atendeu mais de 6 mil pessoas, nas cidades de Ceilândia, Sobradinho 2, Itapoã, Estrutural, Samambaia e Santa Maria. Parceiros na ação, a Sejus contou com a presença da Caesb, Corpo de Bombeiro, Polícia Civil e Militar, BRB com agência móvel, DER, além do apoio da Secretaria de Saúde e voluntários.

Da SEJUS-DF

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros