16 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
27/08/20 às 15h08 - Atualizado em 2/09/20 às 18h51

Psicólogo fala sobre atendimentos no Plano Piloto no período de pandemia

COMPARTILHAR

Hoje, 27 de agosto é comemorado o dia do Psicólogo no Brasil.
Esta data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises.
Para exercer a função de psicólogo, o profissional deve ter concluído o curso de ensino superior em psicologia numa instituição de ensino atestada pelo Ministério da Educação e Cultura.

A função dos psicólogos é de extrema importância e de grande responsabilidade, uma  mente saudável é fundamental para o bem-estar de qualquer indivíduo.

Psicólogo Vinícius Dias/ Foto: Dany Simões

Conversamos com Vinícius Dias que é formado em Psicologia pela Universidade Estácio de Sá do Rio de Janeiro.
Pós graduado em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade de Brasília. Desenvolve trabalhos com grupos terapêuticos que perpassam a questão de gênero e raça.
É integrante da roda de conversa de homens negros de Brasília.
Em sua trajetória passou pela Secretaria da criança, adolescente e juventude do Distrito Federal, Secretaria de Segurança Pública do DF, Central Única das favelas do DF, Rede Urbana de Ações Socioculturais -RUAS e Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares – GAJOP.
Faz parte da Articulação Nacional de Psicólogos/as Negros/as e pesquisadores/as do DF – ANPSINEP-DF.
Atua em consultório clínico ha dez anos.

Você acha que nesse período de pandemia o número de pacientes aumentou?

Sim, bastante parece que as pessoas se conscientizaram da importância da sua saúde mental nesse momento da pandemia.

Acha que é porque as pessoas estão mais em casa?

Automaticamente essa privação da liberdade da uma condição das pessoas refletirem mais, estarem mais consigo mesma e assim tendo menos contato social o que acaba empurrando a gente mais pra dentro da gente mesmo, tendo contato com vários sentimentos que não estávamos acostumados a falar ou até mesmo a sentir, isso da um impacto e faz com que as pessoas entendam a importância da saúde mental e procurem os psicólogos.

Isso é muito bom, né? Afinal saúde emocional é muito importante.

A procura por atendimento psicológicos aumentou bastante, as pessoas estão procurando mais ajuda, o que é muito bom, “ mente sã, corpo são.”

Na sua visão de profissional como está se dando?

Até os posts na redes sociais relativos a isso aumentaram, estão chamando atenção para o cuidado da mente o que acaba sendo uma promoção para a saúde também, e as pessoas vendo acabam se estimulando a procurar ajuda. 
Os profissionais de saúde nesse momento se mobilizam por conta própria e começaram a disponibilizar atendimentos mais baratos, os atendimentos “sociais” gratuitos através de grupo no zomm, no meet, nas salas virtuais .
 
Qual a principal queixa?

Os pacientes relatam muito que estão mais ansiosos e depressivos, a pandemia faz aparecer de uma forma mais clara situações que já estavam postas, então o crescimento de mortes devido a pandemia deixa as pessoas mais preocupadas, com medos.

Em um pequeno resumo o que você diria?

A ansiedade seria viver o amanhã, viver o que ainda vai chegar hoje.
A depressão ela é um viver ontem, uma falta de estímulo para a vida, uma falta de energia, e um querer estar só, não querer ir pro sol, não querer ver pessoas, alguns profissionais chamam de “morte em vida” e sim infelizmente as pessoas estão mais ansiosas e depressivas nessa pandemia.


A presença e atuação de profissionais da psicologia é importante e rica nas mais diversas áreas. No trabalho em escolas, em empresas e corporações, em hospitais, em pesquisa, no esporte, na educação, na área jurídica e em diversas outras áreas.


Por Maria Paula de Andrade/ ASCOM da Administração Regional do Plano Piloto

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros