03 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
23/03/20 às 16h38 - Atualizado em 23/03/20 às 16h45

SUSPENSÃO DA COLETA SELETIVA NO DF

Em função das medidas necessárias para o momento de enfrentamento ao novo coronavírus, o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU) – em atendimento ao Decreto Distrital nº 40.548/2020 – informa a mudança no sistema de coleta de lixo no DF. A partir de sábado (20/03), está suspensa a coleta seletiva domiciliar, por tempo indeterminado. A medida, parte integrante das ações de combate à pandemia do COVID-19, visa diminuir a quantidade de profissionais em risco de exposição ao vírus, ao mesmo tempo em que mantém as atividades essenciais de coleta convencional para que a limpeza urbana continue sendo executada de forma segura para toda a população.

 

Como fica a coleta

 

Com a medida, a população precisa estar atenta ao modo de descarte de seus resíduos. Enquanto durar a suspensão da coleta seletiva, os cidadãos deverão dispor os resíduos orgânicos e secos no mesmo dia, atentando-se para o dia correto de descarte nas lixeiras, que serão nos dias de coleta convencional que já ocorrem normalmente, e manterão suas rotinas.

Mais do que nunca, precisamos pensar na segurança de nossos garis, profissionais fundamentais para a limpeza urbana e saúde coletiva, que estarão como sempre na linha de frente dos serviços essenciais nesse momento delicado. Portanto, lembre-se de embalar vidros em jornal, caixas ou garrafas PET para evitar acidentes, e retire o excesso de  alimentos e líquidos de embalagens.

 

Confira o dia da coleta convencional de sua região aqui.

Plano Piloto
Coleta de Orgânicos e Rejeitos  
Asa Sul
Coleta de Orgânicos e Rejeitos  
Asa Norte
Coleta de Orgânicos e Rejeitos  

 

Cooperativas de catadores

 

A nova medida de suspensão da coleta seletiva tem como foco diminuir o risco de contaminação pelos 1073 catadores das cooperativas contratadas pelo SLU, profissionais mais vulneráveis ao contágio por manusearem diariamente materiais descartados pela população. Com a interrupção do serviço, o Governo do Distrito Federal estuda a possibilidade de criar um auxilio social para os cooperados durante o período.

Fonte: SLU

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros