16 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
15/02/20 às 14h57 - Atualizado em 24/04/20 às 15h07

Sejus Mais Perto do Cidadão atende mais de três mil pessoas no Riacho Fundo I

COMPARTILHAR

O Riacho Fundo I foi a primeira cidade do Distrito Federal a receber o programa Sejus Mais Perto do Cidadão neste ano. Mais de três mil pessoas passaram pela sede da administração local, neste sábado (15), onde tiveram acesso a vários serviços do GDF, capitaneados pela organizadora do evento, a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

A grande novidade desta edição do programa foi a vacinação, que atraiu os moradores logo cedo, interessadas em atualizar o cartão de vacina. Foram atendidas pessoas de 5 a 19 anos com as vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), HPV e meningite. “Fiquei sabendo desse evento na escola do meu filho. É importante porque facilita a nossa vida”, avaliou Juliana Leite Viriato, de 38 anos, que aproveitou para vacinar o filho e também fazer a identidade dele no Na Hora, montado no local.

 

Outra presença inédita foi a do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Riacho Fundo I, que levou o trabalho desenvolvido por seus pacientes na oficina terapêutica, como a boneca abayomi. Feitas com nós de tecidos, as bonecas são réplicas daquelas confeccionas pelas mulheres que chegavam ao Brasil nos navios negreiros.

Também estreou no programa a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa). Ela levou ao local informações e brincadeiras para as crianças e adultos aprenderem sobre a importância de não poluir os rios, reciclagem e separação de resíduos.

 

Os moradores do Riacho Fundo I também aproveitaram os serviços e atividades já tradicionais no programa, como Na Hora, aferição de pressão arterial, odontologia, exame de vista e orientações sobre direitos humanos, além do espaço da beleza, feiras de artesanato e gastronomia. As crianças aproveitaram ainda brinquedos infláveis, distribuição de pipoca e algodão doce e o kit da Turma do Sejuquinha, com revista, giz e lápis.

 

“Essa ação social, que já está em sua 11ª edição, veio para ficar. Ela facilita a vida da população que pode resolver aos sábados várias demandas com o Governo do Distrito Federal. A nossa meta é fazer duas ações mensais para ampliar o número de cidades contempladas”, disse o secretário de Justiça e Cidadania, Gustavo Rocha, ao participar do evento, ao lado do vice-governador Paco Britto.

 

O Sejus Mais Perto do Cidadão é uma oportunidade para as populações vulneráveis terem acesso a ações de cidadania. Morador do Vale da Benção, comunidade carente do Riacho Fundo I que abriga 75 famílias, Cleiton Pereira Santana manifestou estar feliz por vir com a família para o evento.“Lá as pessoas não tem dinheiro para se deslocar. Esse evento possibilita resolver um um único local vários serviços”, comentou.

 

Parceria: São parceiros desta ação no Riacho Fundo I: Polícia Civil do Distrito Federal; Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB); Companhia Energética de Brasília (CEB); Correios; Banco de Brasília (BRB); Secretaria de Economia do DF; Secretaria da Mulher; Secretaria de Saúde do Distrito Federal; Secretaria de Atendimento à Comunidade; Secretaria de Segurança Pública; Secretaria do Trabalho; Secretaria de Governo; Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF); Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT); Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF); Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF); Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN); Fundação Jardim Zoológico de Brasília; Superintendência Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego no Distrito Federal.

Veja mais fotos: https://flic.kr/s/aHsmLsDQZQ

Fonte: SEJUS

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros