13 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
26/11/19 às 12h22 - Atualizado em 26/11/19 às 13h28

Quadra 113 Sul quer ser toda Lixo Zero


Nessa sexta-feira, 22/11, a administradora Ilka Teodoro participou da Roda de Conversa “Sustentabilidade e Ressignificação”, promovida pela Prefeitura da Quadra 113 Sul, com o objetivo de ampliar o projeto de coleta seletiva para o lado comercial da quadra. Atualmente a parte residencial já é considerada lixo zero. O encontro aconteceu na sede da WWF Brasil.

Lixo Zero

A roda de conversa começou com a apresentação dos participantes e depois Kadmo Côrtes, do Instituto Lixo Zero, contou um pouco sobre o processo de implementação do projeto de coleta seletiva na quadra 113 Sul.

Kadmo disse que a prefeitura, com o apoio do instituto, passou de porta em porta para explicar aos moradores das 396 unidades habitacionais da quadra como fazer o descarte e a separação correta dos resíduos sólidos. Com o esforço de conscientização foi possível transformar a SQS 113 em uma quadra residencial Lixo Zero, ou seja, a quadra atingiu uma porcentagem de apenas 3% de rejeito de todo o resíduo reciclável enviado para a cooperativa.

“Ser lixo zero é a gente conseguir desviar acima de 90% de todo material que produzimos do aterro sanitário ou de incineradoras e encaminhar de maneira positiva gerando emprego, renda e novos negócios”, explicou Kadmo.

De acordo com Rosemary Lacerda, vice-prefeita da SQS 113, como a quadra residencial já foi reconhecida com o título de Atitude Cidadã, entregue pelo Instituto Lixo Zero a meta é integrar também o comércio. “Vimos que foi possível implementar na parte residencial da quadra. Agora queremos envolver os comerciantes locais, porque é uma transformação que beneficia a todos”, disse. A prefeita Rachel Andrade esclareceu que os comerciantes precisam se organizar para implementar o projeto no comércio.

A administradora Ilka Teodoro considera a gestão do lixo na cidade como um tema prioritário. “Faço muita questão de estimular outras quadras a terem a mesma iniciativa da 113, porque ainda está no inconsciente coletivo da população que a gestão do lixo é somente responsabilidade do governo, mas nossa política de resíduos sólidos diz que não, ela diz que a responsabilidade é de quem produz o lixo, explicou.

“Essa questão do lixo é muito séria, porque a população tem crescido muito, extraindo material da natureza, fazendo uma transformação e depois descartando de qualquer maneira”, disse Kadmo.

Rua dos Restaurantes

Para mostrar que é possível o envolvimento dos comerciantes na causa, Kadmo contou um pouco sobre o projeto que está sendo construído na Rua dos Restaurantes na quadra 404/405 Sul com o apoio da Administração Regional do Plano Piloto.

“Esse projeto está na fase de engajamento e mobilização para fazer com que os empresários da rua entendam e reconheçam, como grandes geradores, as providências que devem ser tomadas junto à Administração e em relação aos fornecedores para melhorar a forma em que é feito o descarte de resíduos”, explicou.

Segundo Kadmo, o objetivo, de revitalizar a rua considerando aspectos de acessibilidade e sustentabilidade, “é despertar nos moradores e visitantes o desejo de conhecer e frequentar o local” afirmou.

Os comerciantes e moradores presentes na roda de conversa pontuaram a importância da Administração Regional participar desse tipo de debate. “O fato da administradora estar presente é a demonstração clara que nós temos a sociedade envolvida, que é a comunidade e o governo”, afirmou Benedito Luizari, empresário e morador do Bloco A da 113 Sul. “Eu estive na Administração durante a cerimônia de adoção do parquinho da SQS 313 e pude testemunhar que esse movimento de coletividade dá certo para comunidade”, concordou Antônio Carlos Paiva, síndico do bloco A.

Texto: Ramíla Moura/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros