12 de novembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
29/10/19 às 14h02 - Atualizado em 5/11/19 às 14h14

Parceria permitirá revitalização do complexo da Torre de TV

Todo o complexo da Torre de TV de Brasília e sua estrutura arquitetônica foram objeto de termo de cooperação assinado nesta terça-feira (29), no Salão Nobre do Palácio do Buriti, para completa revitalização e manutenção do espaço por um período de 20 anos. O termo foi assinado na presença do governador do DF, Ibaneis Rocha, por cinco órgãos no total: Secretaria de Projetos Especiais (SEPE), Secretaria de Turismo (SETUR), Banco de Brasília (BRB), Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital) e Administração Regional do Plano Piloto.

A parceria objetiva devolver a área à população de Brasília e seus visitantes, além de permitir a instalação do chamado “Corredor Cultural do BRB – CCBRB”, que será montado no trecho entre a Rodoviária do Plano Piloto e a Torre de TV.

Estão previstas obras de revitalização do Jardim Burle Marx, da Fonte Luminosa existente no local, da Torre em si (incluindo mezanino, mirante e térreo) e da própria Feira de Artesanato lá localizada. Inicialmente, segundo o termo, o projeto terá investimentos da ordem de R$ 40 milhões a serem feitos pelo BRB. Sendo que, ao longo de 20 anos, a instituição financeira vai assumir a manutenção do local.

A Sepe atuará na coordenação dos partícipes e na fiscalização do cumprimento das metas estabelecidas no plano de trabalho. Conforme já afirmou anteriormente o secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, a parceria permitirá uma nova destinação a ser dada à Torre, com vistas ao incremento do turismo e da economia do Distrito Federal.

De acordo com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, embora o ato pareça simples, é importante por revelar a paixão do governo por Brasília e por firmar o reconhecimento de parcerias numa época de dificuldade financeira. O governador lembrou da implantação que o banco fará no setor que será chamado de Corredor Cultural BRB e a revitalização de monumentos.

Para a administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, o trecho que foi alvo do termo de cooperação é muito importante para Brasília, tanto no aspecto cultural, como também histórico e turístico.

Presença junto à cidade

O presidente da Novacap, Cândido Teles, lembrou que a escassez de recursos exige criatividade, coragem e força. A seu ver, são tais características que têm levado o GDF a buscar parcerias como essa.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, ressaltou que o governador desde o início deixou claro o papel do BRB nesta gestão, “de protagonismo e de principal agente financeiro do Distrito Federal, mas também de uma entidade responsável por uma missão social para os cidadãos. “Estamos presentes na vida dos cidadãos por meio de iniciativas do tipo. O BRB não é um banco que se preocupa só em vender produtos como cheque especial e cartões de crédito”, ressaltou.

Segundo a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, sua pasta só tem a reconhecer e agradecer às equipes da Setur e de outros órgãos, que têm trabalhado de forma integrada, buscando respostas céleres. “Foi este trabalho em conjunto que permitiu a assinatura da parceria”, contou.

Projetada pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa e inaugurada em 1967, a Torre de TV teve como inspiração a Torre Eiffel de Paris. Seu mirante consiste em importante ponto turístico do DF. O secretário de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, que não pôde estar presente por cumprir agenda externa, foi substituído no evento pelo secretário executivo da Sepe, Roberto Andrade.

Fonte: Secretaria de Estado de Projetos Especiais

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – Administração Regional do Plano Piloto

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros