16 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
21/08/19 às 17h25 - Atualizado em 21/08/19 às 17h25

Prédio da Administração terá Eletroposto

COMPARTILHAR

O chefe de gabinete da Administração do Plano Piloto, Marcelo Salles participou nessa quarta-feira, 21/8, de reunião na Secretaria do Meio Ambiente do DF (SEMA) para falar sobre a instalação de um Eletroposto no prédio onde fica a sede da SEMA e da Administração, no Setor Bancário Norte. A partir do dia sete de outubro servidores do GDF poderão utilizar os carros elétricos em função do projeto-piloto do Programa de Eletromobilidade Compartilhada de Brasília criado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI).

O projeto é fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI) e o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI). Serão disponibilizados veículos do modelo Renault Twizy para uso dos servidores sem custo para o Governo.

Sustentabilidade

Para Jaqueline Filgueiras Chapadense, Subsecretária de Administração Geral, a proposta, conduzida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, vai ao encontro com a política de meio ambiente da SEMA e com os projetos em andamento da Secretaria. “Identificamos a possibilidade da ideia do Eletroposto evoluir para um posto de energia fotovoltaica”, disse Jaqueline.

Segundo o Secretário de Ciências e Tecnologia e Inovação, Gilvan Máximo esse modelo de compartilhamento em ambiente real é pioneiro no Brasil e o custo da iniciativa experimental de implantação dos carros elétricos para o GDF será zero. “O nosso maior objetivo é fazer da nossa Capital Federal, uma Smart City, ou seja, uma cidade inteligente que será modelo para todo o país”, disse.

Além de Jaqueline e Marcelo participaram da reunião Márcio Galvão Fonseca, Subsecretário da Subsecretaria de Desenvolvimento Cientifico, da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação e Kelesmir de Brito Rosa, Diretor de Transferência e Inovação Tecnológica da SECTI.

Texto: Ramíla Moura/ASCOM – Administração do Plano Piloto

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – Administração do Plano Piloto

Foto do carro elétrico:  Acácio Pinheiro/ Agência Brasília​

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros