21 de setembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
30/07/19 às 14h28 - Atualizado em 30/07/19 às 15h10

Codeplan divulga dados da PDAD com recorte para RA-I

A Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) apresentou, nessa quinta-feira, 25/7, na Administração do Plano Piloto, dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) sobre a Região Administrativa I (RA-I) /Plano Piloto.

Jean Lima, presidente da Codeplan, explicou que a PDAD é uma pesquisa bianual realizada pela Codeplan e seus resultados apresentam o diagnóstico demográfico, social, econômico e urbano do Distrito Federal. Segundo Jean, os resultados apresentados para a RA-I/Plano Piloto trouxeram, pela primeira vez, dados específicos para o setor Noroeste. Para esta RA, a pesquisa fornece, ainda, informações específicas para Asa Norte, Asa Sul e um estrato denominado Demais, que agrega as outras localidades dentro da RA I, como as vilas Planalto, Telebrasília, Weslian Roriz e Setor Militar Urbano.

Jean disse que “é através do diálogo com os moradores que é possível produzir esses dados”.

Dados

A pesquisa apontou que a população urbana da RA Brasília/Plano Piloto era de 225.002 pessoas, sendo 53,6% do sexo feminino. A idade média encontrada foi de 39,3 anos. Dos moradores da RA, 61,1% informaram ter nascido fora do DF e o Estado com o maior percentual citado foi Minas Gerais, com 18,6%.

No que diz respeito à raça/cor da pele, verificou-se que a resposta mais comum foi branca, para 64,1% dos moradores.  Sobre o estado civil, 44,3% da população com 14 anos ou mais de idade se declararam casados.

Para o Sudoeste/Octogonal, a PDAD 2018 apontou uma população urbana de 54.296 habitantes, sendo 52,9% do sexo feminino. A idade média era de 37,2 anos.

Para o quesito raça/cor da pele, verificou-se que a resposta mais comum foi branca, para 66,4% dos moradores. Sobre o estado civil, 51,8% da população com 14 anos ou mais de idade se declararam casados.

Para a Administradora Regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, os dados apresentados são fundamentais para criação de políticas públicas mais eficazes e para responder às demandas da comunidade de forma mais qualificada.

Comunidade

Sérgio Bueno, presidente do Conselho Comunitário da Asa Norte participou do evento e disse que na Asa Norte os moradores têm muito interesse em fazer o cruzamento dos dados socioeconômicos com os dados de saúde. “É muito importante territorializar os dados da saúde para formulação de políticas públicas”, disse Jean Lima, presidente da Codeplan.

Bruno de Oliveira Cruz, da Diretoria de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas da Codeplan ensinou a o público presente no evento a utilizar o Sistema de Informações Estatísticas do Distrito Federal (SIEDF) que tem o objetivo de organizar, de forma sistêmica, os dados estatísticos gerados nos órgãos do Governo do Distrito Federal e em outras organizações governamentais e privadas, permitindo sua integração e compartilhamento. “O objetivo é facilitar o acesso aos dados”, disse Bruno. Ele explicou que a Codeplan está promovendo a Oficina da Base de Dados da PDAD 2018 para que os gestores e técnicos do GDF entendam a forma de utilização do material. Nas capacitações são abordados assuntos como a aplicação dos dados e o cruzamento de informações usando tanto o Excel quanto o pacote R.

Clique aqui e leia a pesquisa completa!

Fonte: Administração do Plano Piloto e Codeplan

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – Administração Regional do Piloto

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros