23 de julho

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
28/03/19 às 12h05 - Atualizado em 28/05/19 às 15h00

Dia D para ampliar oferta de emprego para pessoa com deficiência no DF faz sucesso

COMPARTILHAR

A equipe da Administração do Plano Piloto apoiou a solenidade que marcou o Dia D de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Mercado de Trabalho, na Estação Cidadania (Metrô -112 Sul), nessa quarta-feira, (27/3). A ação foi promovida pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) em parceria com a Secretaria de Trabalho do DF (Setrab-DF).
 

No evento do Dia D, que continua no Metrô nesta quinta-feira, (28/3) cerca de 300 vagas de emprego foram ofertadas para pessoas com deficiência e 33 empresas participaram da ação. Ao mesmo tempo que são ofertadas as vagas de trabalho, a Sejus e a Setrab fizeram o acordo de aperfeiçoamento com vistas a capacitar pessoas com deficiências para diminuir a dificuldade na busca de um emprego e oferecer maior dignidade a essa população.

Para Agna Alves, servidora da Coordenação de Desenvolvimento da Administração do Plano Piloto (CODES), esse tipo de ação promove um movimento efetivo para incentivar a contratação de pessoas com deficiência. Agna é integrante do Coletivo de Mulheres com Deficiência do DF que nasceu em 2015 a partir do encontro de três mulheres com deficiência na Estação da Cidadania na 112 Sul.

O subsecretário de Direitos Humanos da Sejus, Juvenal Araújo, também destacou a importância dessa ação em benefício das pessoas com deficiência. “O Dia D é a maior ação no DF promovida pelo governo na questão da empregabilidade da pessoa com deficiência. São mais de 30 empresas que receberam nosso chamado para fazer a pré-seleção dessas pessoas”, comemorou.

Na solenidade, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre a Sejus-DF e a Setrab-DF que possibilitará a implementação de ações conjuntas que vão permitir a ampliação dos projetos de empregabilidade da pessoa com deficiência no mercado de trabalho do DF, com apoio na intermediação de mão de obra e a qualificação profissional. Também foi anunciada a reestruturação para recompor a central de libras e a publicação de Decreto no Diário Oficial do DF dessa quarta-feira, assinado pelo governador Ibaneis Rocha, do Programa Voluntariado em Ação.

Sobre as ações para as pessoas com deficiência, o Secretário da Sejus, Gustavo Rocha ilustrou que existem aproximadamente 105 mil pessoas somente com deficiência auditiva no DF. “A ideia é facilitar a pauta dessas pessoas, que sempre foi prioritária para mim. Elas têm uma dificuldade maior em conseguir emprego. Por isso, precisamos fomentar e facilitar o acesso dessas pessoas ao trabalho”, disse. “A intenção é que esse tipo de iniciativa seja contínua, para que elas possam ter condições de sustentar suas famílias e contribuir para o país por meio de seu trabalho”, completou.

Com informações da Sejus
Edição das fotos por Emanuelle Sena/ASCOM-Administração do Plano Piloto

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros