10 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
13/11/18 às 13h59 - Atualizado em 27/12/18 às 15h25

O espaço procurado por diversas tribos do DF em estudo profundo

COMPARTILHAR

O Eixão do Lazer é palco de eventos, esporte e, claro, do lazer. Sim, aos domingos e feriados que as tribos de diversos praticantes de esportes ganham as seis pistas de rolagem da rodovia.

Moradores do Plano Piloto e do Distrito Federal caminham, andam de bikes, quadriciclos –alugadas ao não — de skates,  de patins, entre outros veículos, às vezes, inusitados, como aqueles produzidos em fundo de quintal. Quem frequenta sabe.

Democrático, o Eixão do Lazer é referência para brasilienses de todas as idades no quesito diversão em família ou em momentos com os amigos. As crianças têm como opções desde praticar esportes, andar de triciclos, até brincar em miniparques infláveis, aproveitando as sombras das árvores ao longo da pista. Além de curtir um duradouro convívio com seus pais, durante caminhadas e conversas descontraídas.

Para os mais jovens, é local também de flertes entre ciclistas, ou entre atletas de finais de semana. Isso também rola, geralmente, acompanhados da água de coco para refrescar. 

Poucas pessoas tem conhecimento, mas o Eixão do Lazer foi tema da dissertação "EIXÃO DO LAZER: Uma Política Pública de lazer em Brasília-DF" apresentada ao Centro Universitário Unieuro, do Curso de Mestrado em Ciência Política. O autor da tese de mestrado foi o então aluno Rochester Gomes Alagia.

Políticas de lazer

No texto, Rochester expôs levantamento sobre o desenvolvimento das Políticas Públicas de Lazer realizadas aos domingos e feriados no local Eixão do Lazer. Além disso, como traz o resumo do trabalho. Ele explanou sobre a satisfação dos usuários do local com as políticas implementadas, baseado em pesquisa. E ressaltou: "As Políticas Públicas são instrumentos de gestão, onde os governos analisam, planejam e
efetivam ações para uma melhor qualidade de vida da população."

Também foram apresentados conceitos de Direitos Humanos e Estado, assim como o direito ao Lazer e qualidade de vida que a população necessita desfrutar no seu cotidiano, direito esse garantido na Constituição Federal de 1988.

Ainda, segundo o resumo da tese, foi apresentada a forma com que as Políticas Públicas são elaboradas e executadas já que "essas políticas devem ser discutidas como instrumento de fortalecimento para promoção do bem estar da população, com enfoque na participação da sociedade na elaboração e implementação das mesmas".

De acordo com o estudo, para chegar aos resultados pretendidos foi aplicado um questionário composto por questões a serem respondido por usuários do espaço referido, gerando assim um índice que servirá como elemento de avaliação para constatar a satisfação da população referente as políticas do local.

"Para as possíveis inferências de associação utilizou-se o teste de X2. Foi realizado um teste de correlação de Spearman, entre variáveis escaleres e categóricas. Para assumir como diferença
significativa assumiu-se um p≤0,05. O resultado encontrado foi que a população está satisfeita com as Políticas Públicas ofertadas no Eixão do Lazer.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Direitos Humanos. Lazer", conclui o resumo do estudo.

Confira aqui a tese de mestrado sobre o Eixão do Lazer.

Fotos: André Borges/Agência Brasília

 

Maurício Nogueira – ASCOM/RA-I

Colaborou: Mauro Régis Pinto da Silva/Assessor/CODES

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros