10 de abril

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
29/10/18 às 15h09 - Atualizado em 27/12/18 às 15h25

Cuidado redobrado ao transitar na chuva

COMPARTILHAR

As chuvas estão intensas nos últimos dias. É preciso redobrar a atenção ao volante.  A pista molhada pode causar derrapagens e, claro, a  perda de controle da direção.

Sem falar na visibilidade do condutor que fica comprometida.

Por conta desses fatores, a principal dica do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (DETRAN-DF) é reduzir a velocidade, aumentar a distância do veículo à frente, além de ficar mais atento.

Uma das principais causadoras de acidentes, em temporada de chuvas, é aquaplanagem, quando a banda de rodagem dos pneus perde o contato com o asfalto, tornando o motorista um mero passageiro. As consequências perigosas da perda de controle, nessa situação são derrapagens perigosas, seguidas de colisões.  

O Detran-DF recomenda também que é necessário fazer uma avaliação dos pneus e revisar o sistema de freios, os limpadores de parabrisa e os faróis. E não esquecer da manutenção da parte elétrica do veículo. Além disso, caso não consiga transitar em caso de chuva intensa, pare somente em lugar seguro para não provocar acidentes. Outra dica, ainda, é observar se o nível da água não ultrapassa a metade do diâmetro da roda do automóvel. Se estiver, aconselha-se não arriscar atravessar a área alagada.

Foto:Pedro Ventura/Agência Brasília

 

Maurício Nogueira

Assessoria de Comunicação da Administração do Plano Piloto (RA-I)

 

Mapa do site Dúvidas frequentes Comunicar erros